Pesquise um tema aqui

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Dependência da Internet

A internet tornou-se tão comum entre as pessoas, que seu uso passou a ser indispensável para a vida, principalmente de estudantes. Os textos para provas, os temas polêmicos, os assuntos da atualidade e muita coisa diferenciada e de fácil acesso está a disposição de todos na rede virtual. A facilidade com que as informações são encontradas na tela do computador torna a vida das pessoas mais fácil e rápida. Entretanto, nem tudo na internet e saudável e educativo. Uma gama considerável de pessoas, em especial adolescente, não consegue se desgrudar da virtualidade e acaba desenvolvendo uma dependência daquilo que deveria ser apenas uma ferramenta para facilitar a vida.


Jogos, sites de relacionamentos, filmes, música, novidades, etc. Estes atrativos têm feito jovens e adultos passarem mais de 14 horas por dia diante da tela de um computador vivendo um mundo virtual que, como o próprio nome sugere, existe apenas na ilusão da complexidade da mistura entre cores, luzes e sons.

Não são poucos os casos de pais que vão à clínica psicológica preocupados com seus filhos que não querem largar a tela do computador. Muitos relatam que os filhos rolam a noite sem conseguirem sair de seus sites favoritos. Alguns, quando desligam o computador, conectam-se pelo celular, mas não vivem sem a interação com a rede virtual. 

O contato físico, o diálogo, a observação da natureza, o bom sono reparador, o exercício físico e muitas outras coisas saudáveis, estão deixando de fazer parte da vida da juventude moderna. Em muitos casos, os pais terão mais facilidade de interagir com seus filhos se deixarem uma postagem em sua página de relacionamento, pois a conversa real está perdendo o uso. Algo absolutamente normal é um adolescente ter mais de 3.000 "amigos" virtuais conectados à sua rede de relacionamento. O que é mais normal do que isto é que este mesmo adolescente consegue interagir de uma única vez com todos esses "amigos". Porém, paradoxalmente, no mundo real as amizades estão desaparecendo e a interação entre os jovens é empobrecida pela falta de comunicação. 

Os pais, principalmente aqueles que ainda conseguem usar a internet apenas para o que é necessário, precisam orientar seus filhos para que a "net" não se torne uma droga que os isola em seus quartos, cada um no seu próprio quadrado, longe de tudo que acontece do lado de fora da tela do computador. Enquanto os dedos dos adolescentes adquirem agilidade com o teclado e o mouse, suas mentes perdem a capacidade de entender o outro, de  iniciar uma boa conversa, de fazer o outro ri, de ouvir o cantar de uma ave ou de sentir o quanto é maravilhoso está vivo no mundo real. Não deixe seu filho se tornar um zumbir, iludido como os homens do mito platônico da caverna, acreditando que uma sombra é a realidade e que esta não existe.

Joacil Luis - Psicólogo - CRP - 13/6160.

Nenhum comentário:

Postar um comentário