Pesquise um tema aqui

terça-feira, 5 de junho de 2012

Perguntas que me fazem.

Vejo meu filho de 09 anos muito calado. É como se estivesse sempre triste. Ele pode estar com depressão?

Nem sempre a tristeza será um sinal de depressão. Muitas razões poderão levar uma criança a ficar triste ou calada. A criança pode estar triste porque está sentindo saudades de alguém. Talvez um amigo que viajou ou um ente querido que morreu. É importante que os pais adquiram o hábito de falar com seus filhos desde a mais tenra idade. Este comportamento fará a criança sentir-se mais a vontade para falar quando estiver com algum problema. 

É importante observar também que ficar muito calado pode ser um traço da personalidade do seu filho. Para apurar isto, é necessário fazer comparações sobre a forma como ele costumava se comportar e como está agora. Lembrando que quando a criança vai ficando mais velha, sua personalidade tende a tornar-se mais visível.

Um outro fator importante é se a criança não tem sido influenciada ao silêncio pelos próprios pais. Muitos não dispõem de tempo para ouvir seus filhos. São muito ocupados. Trabalham muito. Às vezes chegam em casa com tanta pressa que quando os filhos tentam conversar são imediatamente interrompidos. Os pais que não podem ouvir seus filhos acabam colocando uma mordaça psicológica neles. Muitas crianças são caladas demais porque foram pouco ouvidas pelos seus pais.

Concluindo, nunca se deve ignorar os sentimentos de uma criança. Se realmente perceber que seu filho anda com um comportamento não muito desejável, o ideal é procurar ajuda profissional o quanto antes.

Joacil Luis - Psicólogo - CRP 13/6160
Participe desde blog. Deixe sua pergunta no mural de recados ou  envie para   jopb@terra.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário