Pesquise um tema aqui

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Criança Agressiva

O comportamento agressivo na criança pode ter muitos significados ou motivos. A agressividade pode ser consequência da dificuldade da criança em aceitar a frustração, de um temperamento direcionado à irritabilidade, de depressão, de abuso sexual, etc. 

Identificar a fonte da agressividade na criança é um trabalho lento e que necessita muita perícia por parte tanto dos pais quanto do profissional envolvido.
Um bom ponto de partida é saber o tempo em que originou-se o comportamento. Se possível, comparar a rotina da criança antes e após as atitudes agressivas. É relevante saber a origem para que se faça um boa intervenção. Existem crianças que são mais propensas a falar, enquanto outras necessitam de mais tempo ou de outras formas de coletas de informações. Nestes casos, as técnicas, os testes e a experiência psicológica exercem forte contribuição.

Outro fator importante a ser considerado é a idade da criança com comportamento agressivo. Agressividade, também faz parte do conjunto de características que acompanha o desenvolvimento infantil. Em alguns momentos do crescimento é comum que algumas crianças manifestem comportamento voltado para a violência. Cabe aos pais saberem administrar isto de acordo com a dinâmica familiar. 

A agressividade infantil é complicada quando seu controle foge dos padrões familiares. Se a criança não obedece a figura do pai ou da mãe, se os enfrenta e mostra que não os teme, se não consegue seguir as regras escolares, se as disciplinas não surtem efeito, então pode estar na hora de procurar ajuda profissional. Uma parceria entre pais e psicólogo é de muita valia para administrar esse tipo de comportamento. 

O que deve sempre ser lembrado é que o trabalho do psicólogo em uma intervenção infantil exige dedicação dos pais e persistência. Sem a ajuda e empenho dos pais, a psicoterapia junto à criança agressiva pode tornar-se lenta e, muitas vezes, improdutiva. A criança agressiva necessita de muita compreensão por parte de pais, professores e demais adultos envolvidos em sua educação. A modificação de qualquer tipo de comportamento é uma tarefa trabalhosa, mas possível e gratificante.
Joacil Luis - Psicólogo - CRP 13/6160  Contato: 83 8745 4396

Nenhum comentário:

Postar um comentário