Pesquise um tema aqui

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Sexo - Quantas vezes?

Foto: Junior Paiva
Algumas pessoas têm preocupação em saber se a quantidade de vezes com que se relacionam sexualmente pode ser normal ou patológica. Alguns acreditam que fazem pouco sexo e outros pensam que exageram.
Isto pode gerar certo desconforto, principalmente se um cônjuge tem um desejo diferente do outro.

Diferenciar o normal do patológico, neste caso, não é uma aspiração relevante da psicologia. Isto pode ser muito variável de acordo com a cultura, a nacionalidade e a própria forma de vida de cada individuo. O que se torna mais digno de uma observação psicológica seriam os problemas causados pela incompatibilidade de idéias ou de desejos com relação a prática do sexo, ou seja, quando um quer mais e o outro já está satisfeito. 

Alguns indivíduos taxam seus paceiros de frios porque não correspondem à expectativa deles na prática da sexualidade. Um se satisfaz com apenas uma relação diária ou três semanais enquanto o outro quer mais. Em ambos os casos pode existir normalidade, mas, no conjunto, há uma discrepância que causa desconforto na harmonia do casal. Neste caso, uma terapia voltada para estimulação da compreensão do outro poderá ser de grande ajuda.


Não se deve ignorar que existam pessoas que "usam" a sexualidade de forma compulsiva. Parece que tentam escapar de alguns problemas fazendo sexo. A compulsividade pode gerar prejuízo tanto na esfera física quanto psicológica. O sexo compulsivo é aquele realizado sem controle, onde o indivíduo sempre deseja mais. Ele tem uma necessidade que foge dos padrões do prazer e apega-se ao espectro do vício, pois nem ele próprio pode parar seus impulsos. Neste comportamento pode existir algo disfuncional.


Deve-se entender que, quando o problema envolve um relacionamento conjugal, o acordo e a compreensão entre ambos deve prevalecer. Se os dois concordam e se são felizes não importa a frequência com que pratiquem sexo. O mais relevante é ficar bem. A saúde do casal não é definida por aquilo que faz ou deixa de fazer, mas pelo acordo mútuo realização de tudo. Pouco ou muito, se traz satisfação para ambos, é sadio e deve ser mantido.


Joacil Luis - Psicólogo - CRP 13/6160  Contato: 83 8745 4396





Nenhum comentário:

Postar um comentário