Pesquise um tema aqui

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Como ter felicidade.

A busca pela felicidade é algo que atrai a atenção de todos. Até mesmo os mais recatados e isolados procuram, na solidão, a felicidade. Muitos acreditam que ela poderá ser encontrada nas riquezas e acumulam desesperadamente tesouros até descobrirem que não conseguiram ser felizes.
Os tesouros têm falhado na função de trazer felicidade, e isto pode ser comprovado quando milionários são encontrados mortos por uma atitude suicida dentro de suas próprias casas. Parece que quando as pessoas percebem que sua fortuna não pode lhes fazer feliz, entram em desespero e buscam a morte. 

Não se sabe ainda onde está a felicidade. Uns acreditam que está fora do corpo, outros pensam que está num estado de espírito. Tem marido que busca a felicidade fora do casamento. Tem filhos que a procuram longe dos pais. Uns se unem nesta busca e, outros, para buscar, precisam se separar. E assim, como se fosse uma utopia, os indivíduos cruzam os oceanos, vencem os anos, rompem as barreiras, e tudo que conseguem é descobrir que não conseguiram a tão sonhada felicidade. 

É por causa da felicidade que existem os grandes impérios, as grandes fábricas, os grandes centros de compras, os carros novos, os milhares de utensílios usados pelo homem. Sim, tudo que o homem cria tem por objetivo proporcionar sua felicidade. Há até mesmo os dedicam suas vidas ao serviço do outro, que fazem votos de pobreza e que dizem que não desfrutam de nada que este mundo tem. Pergunto: não estão, também eles, buscando a felicidade na sua forma caridosa de viver? Ou será que Madre Tereza de Calcutá e São Francisco de Assis não se sentiam felizes quando buscavam satisfazer o desejo do Mestre para com os carentes de mundo?

A felicidade nunca decepciona, mas a sua busca poderá ser eterna até que o homem compreenda que nunca poderá deixar de desejá-la. Logo, ela não é um objeto que se encontre numa esquina ou se compre numa loja de conveniência, mas uma fonte que estimula o homem na luta para dar sentido a sua vida. Quando o homem desiste de procurar a felicidade, ele se deprime, desiste de viver e entrega-se à morte. Sendo assim, resta concordar com um ramo filosófico que, ao investigar este tema, pôde concluir que a felicidade não é algo que preencha um espaço dentro de um indivíduo e o torne feliz para sempre, mas uma motivação que faz o sujeito ser feliz a medida que a busca. 

Então a felicidade está na busca por ela própria. Enquanto alguém procurar a felicidade certamente será feliz, tão feliz que terá sempre estímulo para continuar procurando. Os que não entendem isto se acomodam com algum dinheiro que possuem, param de procurar quando encontram um amor, desistem quando pensam já ter encontrado. A felicidade, portanto, é uma fonte inesgotável que nunca se tornará escassa, mas poderá ser inalcançável para aqueles que se acomodam.

Joacil Luis - Psicólgo - CRP 13/6160  contato: 83 8745 4396

Nenhum comentário:

Postar um comentário