Pesquise um tema aqui

segunda-feira, 25 de junho de 2012

A Influência do Pensamento no Comportamento Humano.

Foto: Júnior Paiva
Pensar é um privilégio apenas dos humanos. É, também, algo fantástico que faz do homem um ser único no universo dos viventes. Se não fosse o pensamento, a vida seria monótona e estática. O pensamento torna a vida humana empolgante. Ele é o principal motivador de qualquer ação praticada pelo indivíduo. Assim, o homem pensa em inúmeras coisas, decide sobre a que acredita ser mais interessante e apega-se a ela para direcionar seu comportamento.

Todas as decisões humanas são oriundas do pensamento. O indivíduo pensa no prazer de uma festa e, em seguida, dirige-se a ela. Pensa em determinada profissão e passa a dedicar tempo ao aprendizado da mesma. Pensa em melhorar e procura o médico para consulta.

O pensamento pode ser classificado em funcional (pensamento bom e correto) e disfuncional (que induz à pratica ou à crença do erro). Pode levar as pessoas à uma vida boa, quando escolhem os melhores pensamentos para seguir, ou à uma vida triste, quando seguem os disfuncionais.

Imagine um aluno que está estudando para uma prova de vestibular. Tem passado noites em claro lendo temas complexos e extensos. Na última semana de preparação começa a ter inúmeros pensamentos  disfuncionais toda vez que alguém pergunta sobre a prova. Os pensamentos que varrem a sua cabeça são: "a prova será muito concorrida", "não estudei o suficiente", "ficarei muito nervoso", "não serei capaz de concorrer com os demais". Tais pensamentos passam a ser alimentados a cada momento pelo estudante que, começa a sentir muita ansiedade quando lembra do dia da prova. A ansiedade começa a gerar vários outros pensamentos, como: "não passarei", "todos irão rir de mim", "ficarei envergonhado". A partir disso, como foi sempre alimentando cada pensamento errado, seu corpo começou a reagir com sintomas físicos da ansiedade (taquicardia, sudorese, enrijecimento muscular, dor de cabeça, etc). Como resposta comportamental, o estudante, vitimado pelos pensamentos disfuncionais, desiste de participar da prova.

Pensar, portanto, é algo extraordinário. É tão magnífico que muitos passam horas viajando através dos pensamentos. No entanto, tal habilidade poderá trazer consequências desagradáveis quando não é bem administrada. Existem pessoas que são vulneráveis a seguir os pensamentos desagradáveis. Elas esquecem que para cada pensamento ruim deve existir um outro bom para ser comparado. Desta forma, se a prova vai ser ruim, será para todos. Se eu vou ficar "nervoso", muitos, também, irão. Se eu for reprovado, não o serei sozinho. Se os outros têm chance, ela também existe para mim.

Concluindo, para que o comportamento seja agradável, os pensamentos que o precedem precisam ser funcionais. Pense bem, fique bem!

Joacil Luis - Psicólogo - CRP 13/6160            Contato: 8745 4396.




Nenhum comentário:

Postar um comentário