Pesquise um tema aqui

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Otimismo


O otimismo é uma característica daqueles que acreditam que terão êxito. Mesmo quando tudo se mostra contrário, o otimista simplesmente acredita que terá êxito. Ele não nega os fatos adversos, apenas não acredita que eles prevalecerão. A pessoa otimista vê o êxito como algo totalmente possível e acessível, e não como uma joia escondida dentro de uma ostra no fundo do oceano.

O otimismo torna a pessoa menos amarga e mais produtiva. Ser otimista é acreditar que é capaz, ou seja, é ter uma elevada autoeficácia. Quando chove no dia de festa o otimista olha para a possibilidade de ficar em casa e realizar algo diferente. Quando perde um emprego acredita que terá oportunidade de experienciar novas atividades. Quando acaba um relacionamento imagina que outras pessoas o esperam para novos enlaces. Até quando perde um ente querido, percebe isto como algo providencial e necessário.

O otimismo retarda o cansaço, prolonga a vida, clareia o pensamento, faz fluir sentimentos bons, melhora a circulação sanguínea, aumenta a resistência, melhora a digestão, ajuda o sistema respiratório, equilibra o metabolismo, acelera a força muscular e faz a mente se tornar mais eficiente. Naturalmente, o homem deve ser otimista.

O individuo otimista olha para o futuro com esperança. Isto lhe traz força para planejar, habilidade para executar e paciência para esperar. A confiança do otimista não está na idéia fictícia de um pensamento positivista, mas na possibilidade visível da superação através dos meios reais, só vistos por aqueles que conseguem encontrar lições nas perdas, força nos fracassos e saída nos emaranhados túneis da existência. Apenas os otimistas são assim. Somente eles não se acovardam perante a vida.

Joacil Luis – Psicólogo – CRP 13/6160

2 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, tio!! Que Deus te conceda muitas algrias na sua caminhada pessoal e prefissional!! Deus é contigo!!

    ResponderExcluir