Pesquise um tema aqui

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Frases que os pais não devem dizer a seus filhos

- Você não tem jeito;
- Você é burro;
- Você nunca vai ser alguém;
- Você é um idiota;
- Você não presta;
- Você é guloso e mau educado;
- Você é um "traste";
- Você é inútil;
- Você nunca aprende;
- Você é um caso perdido;
- Você é uma peste;
- Você só me dá desgosto;
- Você é uma vergonha;
- Você é preguiçoso;
- Eu nunca deveria ter engravidado de você;
- Eu deveria ter deixado você na maternidade;

Essa lista poderia ser bem mais extensa, mas deve servir como dica para que os pais observem aquilo que dizem para seus filhos. O comportamento disfuncional é que deve ser criticado e não a criança. Num momento de ira, os pais poderão descarregar todo furor sobre uma criança, que crescerá acreditando que realmente é aquilo que eles disseram dela.

A medida que vão crescendo, os filhos vão lembrando tudo que os pais disseram sobre eles e vão comparando com o que as pessoas também dizem. Logo, se uma criança que foi sempre rotulada de burra por seus pais, ao chegar à escola, receber o mesmo título de um colega, quando cometer um erro, poderá pensar que realmente é burra, pois, primeiro seus pais disseram e, agora, o colega.

A partir dessa associação poderá acreditar que é burra, menos capaz que os demais colegas, indigna de ser tratada igual às outras crianças. Sua vida, então poderá ser sempre regida pela crença de que é burra.

Invés de atribuir um rótulo ao filho, os pais devem criticar o comportamento errado que ele praticou. O filho não é prequiçoso, seu comportamento, naquele momento, foi de preguiça.
Joacil Luis - Psicólogo - CRP 13/6160      Contato: 83 8745 4396.

2 comentários:

  1. Excelente texto!
    Gostaria de acrescentar algo que acontece muito, mas que com cuidado pode ser evitado.
    PAIS, NÃO COMPAREM SEUS FILHOS A NINGUÉM! Somos indivíduos dotados de características únicas e motivações particulares. Se o seu filho faz algo errado, mostre a maneira certa, mas nunca diga que "o Fulano é melhor", "você devia ser como o Fulano". Seu filho é um ser que quer ser reconhecido pelo que ele é, e não pelo que os outros são.

    ResponderExcluir